segunda-feira, fevereiro 26, 2007

SURPRESA!

Há pouco recebi uma caixa do SEDEX, Jonas me falara sabado de uma surpresa. A caixa continha uma história, prenha de carinho, ternura,
saudade, amor, alegria. História de vida, pedaços de nós.
Editou um dvd, filmes do cotidiano deles em São Paulo, férias em Fortaleza,
Ano Novo em Guaramiranga, casa do Mariano em Pacoti, cenas nossas, em casa. Tudo perfeito, trilha sonora, legendas, brincadeiras. Fiquei feliz demais, choramos de alegria eu e Mari, William deu uma de durão. São esses momentos que nos dão força e coragem na caminhada, agradecendo a Deus tantas graças por essa família maravilhosa que Êle nos deu.

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Dona Mirtes

Dona Mirtes, Mirtes, tia Mirtes, Mamãe, Vovó, Mainha, muitas mulheres numa só, alegre, solidária, competente, inteligente, vaidosa, curiosa. Partiu silenciosa, na tarde de quinta-feira, antes do carnaval. Quantos carnavais passamos no Morro Branco, casa lotada, som estridente, adolescentes inquietos e incansáveis. Nada reclamava, só ajudava, sempre preocupada com a alimentação de todos, querendo acompanhar tudo, sem hora para dormir, era a guardiã a nossa matriarca. Gostava de ouvir suas histórias, de ver suas revistas, de admirar suas artes. Sempre que ia a sua casa tinha uma peça nova pra mostrar: cintos, blusas, bolsas, bijouterias, sempre para presentear, nunca para vender, fazia as peças das suas meninas e ampliava a sua generosidade para as minhas meninas. Acometida da doença de Parkinson, não se entregou em nenhum momento, continuou a cada dia criando mais e mais suas bonitas peças.
D. Mirtes deixa muitos exemplos, muito amor compartilhado, muita ternura derramada. Vou sempre tentar me lembrar das palavras da Lívia, quando fomos apanhar a Dani no aeroporto, tão pequena ainda para entender aquele momento, e tão sábia "tia Rita, não precisamos chorar, não vamos ficar tristes, a mainha só mudou de casa". Quanta saudade vamos ter desta mulher verdadeira e corajosa. Deus conforte o coração de toda a sua família, em especial, do Cesinha, tão paciente e solidário com essa sogra que se tornou outra mãe, da minha querida Wal tão contida na sua dor gigante mas corajosa na sua fé, nas suas eternas meninas Daniele e
Laryssa e na pequena Lívia, que conviveu tão pouco com a sua Mainha.


"... virou anjo, passarinho, criou asas, foi pro céu".

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

SEMANA

O lançamento do livro das meninas, foi muito bom. Alto astral, muita gente derramando charme, beleza e alegria. Nossos amigos compareceram e compartilharam conosco esse momento vivido. É um começo para Mariana que desde pequenininha gosta tanto de escrever, de contar e recontar suas vivências, seu olhar de mundo, seu cotidiano, sempre com muita liberdade e sem pudor, quando quer DIZER, diz...
Estamos felizes e pena que a família de São Paulo não estivesse para completar a nossa alegria.
Gostei muito da fala do Juarez Leitão, discordo de algumas opiniões dele, mais fez uma ánalise muito boa dos escritos da SEMANA. Natércia Pontes está de parabéns, por ter tido a garra de coordenar esse projeto. A menina é danada, bonita e inteligente. Diz o ditado" que filho de peixe, peixinho é ".
Foi bom viver por inteiro esse momento. Stelinha veio do Juazeiro, caladinha , fez mais essa surpresa, compartilhar com as famílias do sangue e do coração, com a turma da" irmandade do consórcio" e tantas pessoas queridas. O Augusto Pontes me trouxe lembranças de alguns fatos vividos é foi mais uma alegria, completada com o carinho do Fausto Nilo, e o abraço apertado do "elemento" Mariano . Nonom ,passou quase voando e perdi o seu abraço. Lamentei a falta da Mirza Alcantara, está com probemas de saúde, que há tanto tempo guarda tantos escritos da Mari e que está sempre escrevendo bilhetes e cartas para ela. Bel foi representá-la com o Renato. Chegamos tarde e felizes. A casa amanheceu mais bonita, rosas e tantas rosas que a caçula recebeu. Parabéns especial para a menina, a Lu, a Lua, a Luana, acreana que virou uma cearense fervorosa. Beijo grande.
Parabéns Natércia Pontes, Luana Cavalcanti, Elisângela Teixeira, Ana Carolina, Thaís Aragão, Virna Teixeira, Sirlanney, Mirella Adriano e Diana Melo.

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

O tempo corre e já é quase Carnaval. O pré carnaval de Fortaleza vai com toda força. O bloco Concentra Mas Não Sai ficou adulto e cresceu tanto nesses seis anos, que já não tem mais aquele encanto que nos fazia participar todos os sábados que antecipavam o carnaval. Este ano fomos duas vezes, mas sábado passado resolvi aderir à folia da pracinha Martins Dourado no nosso Papicu. Nos divertimos muito e sábado estaremos lá de novo.

Meus meninos voltaram para São Paulo no dia 24 de janeiro, não tem jeito... sempre preciso de um tempo para me refazer. Foram 54 dias de alegria, trabalho, prazer, aprendizado. Estão crescidos e querendo descobrir o mundo. Todos os dias tínhamos as nossas conversas antes de dormir. Conversas intermináveis, piadas, filmes, histórias das nossas famílias, projetos futuros. Fico muito feliz que se interessem tanto e aprendo muito com eles. Me abasteço para começar outro ano, cheia de tanto carinho.

A família está ansiosa com a chegada do Lucas que nasce em maio, Mila está com um barrigão, e já estamos começando a preparar o enxoval. Já ganhou tanto presente, roupas, brinquedos, sapatos, até o uniforme do Ceará. Felipe já providenciou.

O apartamento da Ana Bilhar está bonito e a cada vez que volto lá me lembro das tantas histórias e lembranças que vivemos. Agora terá outra história, logo estará com choro e cheiro de criança. Que chegue com muita saúde com as graças de Deus. Providenciei uma linda rede branca com varandas de crochet, Lucas será embalado com as lindas cantigas de ninar, que fazem parte das histórias dos filhos e netos.

Terça-feira dia 13 às 19 h será o lançamento do livro SEMANA, no Ideal Clube. Escrito por dez mulheres, cada uma com uma história, projeto coordenado pela Natércia Pontes. Mariana faz parte do grupo e estaremos lá prestigiando essas jovens mulheres que gostam de escrever.