domingo, setembro 19, 2010

O maior amor do mundo

O maior amor do mundo



Sempre que puder, divido com vocês uma pessoa. Muitas vezes vou aproveitar pra conhecer essa pessoa melhor, ou vou só partilhar a maravilha que é alguém, pra você sentir um pouco do que eu sinto. Quem estreia o espaço no blog é a Rita minha mãe.

A Rita veio pra Fortaleza ainda pequena com a outra Rita, sua mãe, de quem herdou o nome e a força de viver. O vovô Jonas, pai da Rita, faleceu quando ela tinha seis meses e, pela graça de Deus, ela teve um avô com quem dividiu o seu amor. O nome dele era João Firmino e foi seu segundo pai. Ainda hoje, depois de 12 anos, ela fala dele como se aqui estivesse.

A Rita é alegre, tem a gargalhada generosa, um olhar quase inocente, quase doce, mas sem perder a firmeza quase nunca. Quando a Rita perde a firmeza, o mundo inteiro parece fraquejar. A mesa da Rita serve os melhores peixes da cidade, com os molhos sem receita feitos pela Terezinha, sua fiel escudeira que morou lá em casa por quase 20 anos e que agora nos ajuda esporadicamente, porque foi viver sua vida, criar seu filho, curtir seu marido e sua casa própria.

Em 1968, depois de ganhar um LP do Chico Buarque cantando Retrato em Branco & Preto, ela se casou com o William, o grande amor da sua vida e seu companheiro de todas as horas, com quem vive até hoje num apartamento muito bem arrumado e bem cuidado no Cocó.

A Rita tem o Jonas, que nasceu em 1970 e foi a criança mais danada que eu ou você podemos imaginar. Em 1975 nasceu a Mila, um doce. Em 1982, nasceu eu (sic). Em 1994, o Jonas chegou lá em casa dizendo que estava grávido, junto com a Margarete, uma mulher loura que ele teve a sorte de conhecer na faculdade de psicologia. Ainda em 1994, o Jonas chegou lá em casa dizendo que eram gêmeos. Nasceram Pedro e Matheus, os netos mais amados e bem criados que eu ou você podemos imaginar. Depois, já em 2005, veio a Mariana pra alegrar ainda mais a casa do Jonas, e em 2007 veio o Lucas, um pinga fogo inteligentíssimo que nasceu pra Milena e pro Felipe. Todo mundo espera o meu. Mas eu acho que ainda demora. Com vocês, toda a beleza, a sagacidade e a doçura da Rita:

Beautifro – Quantos anos você tem e o que é que você fez pra Deus pra ter esta pele?

Rita – Depois dos sessenta parei de contar os anos. O bom é contar os dias para viver mais. Brincadeira, são 67 bem vividos. A pele é exagero seu. Nunca fui vaidosa como você. Uma vez ou outra começava algum tratamento dermatológico, mas nunca concluía, e os produtos perdiam a validade. Em 91 tive um câncer de pele , levei a sério e virei adepta fiel do filtro solar. Vou a dermatologista com frequência. Depois do câncer não deixo por menos e já não sei quantos sinais foram retirados. Limpo minha pele com loção Renew da Avon e uso meu amigo Revaleskin da Stiefel e filtro solar da Isdin, Fotoprotector Extrem 50.

Beautifro – Quem mora com você?

Rita – Eu e meu Zezinho. Está faltando uma secretária competente. Nos meses de julho, dezembro e janeiro a casa se enche de alegria, barulho e animação. Os dois viram doze.

Beautifro – Qual é o filho mais parecido com você?

Rita – Modéstia a parte, minha filha, os três parecem comigo.

Beautifro – E o neto?

Rita – Segundo seu pai, é o Pedro. Fisicamente, acho a Mari caçula.

Beautifro – Em quantas casas você já morou e qual a casa que mais marcou você, onde foi mais feliz, que tinha mais coisas que se pareciam com você?

Rita – Nesses 41 anos de casados moramos em sete casas. Tenho lembranças bonitas de todas elas. Cada uma com a sua história. Não consigo escolher onde fui a mais feliz. A mais animada foi a da Silva Paulet, a vida era uma festa. Casa sempre cheia, jardim para curtir, secretárias competentes e dedicadas. A da Ana Bilhar talvez seja a que tenho mais saudade, foi o aprendizado da convivência com dois adolescentes e com uma menina inquieta. Aprendi muito, e o juízo era tão questionado que ardia. Louvo a Deus pela assessoria que tive da Terezinha, que sabia exatamente o que precisava me contar. Depois é que descobri outras travessuras.
Bom demais.

Beautifro – Qual é sua hora preferida do dia?

Rita – Quando acordo. Gosto muito de abrir a janela, olhar o mundo, observar as pessoas que passam na rua, ver o verde do Cocó, agradecer a Deus. Meu primeiro exercicio é ler o jornal O Povo, depois aguar minhas plantas.

Beautifro – O que dá mais trabalho?

Rita – Não entendi. Sinto falta de uma secretária eficiente.

Beautifro – Você diz muito palavrão?

Rita – Sim, guardei um bocado numa gaveta até vocês crescerem , depois soltei a franga. Naturalmente que sei me comportar, tem a hora e o lugar.

Beautifro – O que você acha deste blog?

Rita – Leio todo dia, mas ainda hoje tenho saudade do Faniquito e do Brusk. E do Disparate do Demo.

Beautifro – Você adora maquiagem?

Rita – Não, embora tenha também minha maletinha. No dia a dia uso filtro solar da Isdin, um corretivo para olheiras MAC e batom vermelho. Quando vou sair gosto de uma maquiagem discreta. Eu gosto quando você me maqueia, mas não gosto de olho preto.

Bautifro – Qual seu esmalte favorito?

Rita – Perdi a conta dos anos só uso esmalte vermelho. Não consigo usar outro.

Beautifro – Quem é sua melhor amiga? Me diga uma coisa que você adora nela.

Rita – Graças a Deus sou privilegiada. Tenho grandes amigas. É dificil escolher uma. A minha família do coração é uma graça de Deus. A Stelinha não entra nesta lista. Não dá para descrever tudo que ela representa nas nossas vidas.

Beautifro – Tem alguns cheiros que me lembram imediatamente você: toalha recém-lavada, óleo Séve da Natura, perfume Paloma Picasso, arroz de leite fumegando. Tem algum cheiro que você se lembre de mim?

Rita – Cheiro, cheiro é da lavanda Jonhson, Giovanna Baby, depois vc se tornou muito exigente com os cheiros artificiais. O cheiro bom mesmo é o seu, o que deixa quando passa por aqui, é um cheiro diferente, é o bem querer que espalha pela casa. É o cheiro que passa por mim nas horas da saudade.

Beautifro – O que você guarda com mais amor?

Rita – Tudo que guardo tem amor pelo meio. Todos os “escritos” de vocês, bilhetes do seu pai, cartas da mamãe, de amigos, recortes de jornais, cartões de aniversários, e-mails, desenhos dos netos, os retratos são um capítulo à parte. O arquivo é grande.

Beautifro – É verdade que você faz UMA LISTA de tudo e que tem uma agenda cheia de listas?

Rita – É exagero seu. Tenho uma lista das minhas jóias, já separadas indicando as futuras donas e donos. Uma lista dos aniversariantes de cada mês. Depois de ter sido roubada várias vezes, fiz uma lista das coisas que são importantes para mim. A minha agenda é preciosa, anoto as contas, pagamentos, providências e até as dívidas de algumas pessoas. Nunca se deve perder a esperança.

(Nota da editora: sei que este recado foi pra mim, mas eu tô achando tanta graça, que daqui a cinco minutos vou esquecer).

Beautifro – Pra quem você queria mandar um beijo?

Rita – Depois do seu beijo, mando outros pra todos que quero bem. É muita gente, né?

Blog novo da Mari beautifro.wordpress.com