segunda-feira, outubro 30, 2006

Raul se foi, como passaro criou asas e voou... nada falou, ficamos surpresos e sofridos - nós, os seus amigos da extinta Febemce. Vivia intensamente, estava sempre apressado, gargalhadas exageradas, falava alto, extremamente sensível, sempre disponível para tudo e para todos. Foi uma longa caminhada, partilhávamos os mesmos problemas de um trabalho árduo e muito difícil. Também as alegrias, as dificuldades, as vitórias. Hoje encontrei uns bilhetes seus, cartões de natal, e o texto que me entregou na festa da minha aposentadoria.

Rita querida,

É chegada a hora
não da partida
do adeus.
Chegada a hora
da vida
de uma nova vida.

É chegada a hora, sim.
da partida
sofrida
do adeus enfim
É a falta já sentida
da presença amiga
do sorriso
do abraço
do carinho
em teu regaço

vai amiga
prenha de vida

Raul Felisberto

O que me consola é que mesmo depois de aposentada continuamos a nossa convivência. Durante alguns meses me deu aulas de pintura em cerâmica que se transformavam em tardes de alegria, os por de sois que dividimos na praia do futuro com cerveja e sardinhas portuguesas, preparadas por ele, tantas coisas dividia comigo, o amor e a admiração que tinha pelos filhos, o sacrifício de viver da sua arte. Em julho, tivemos nossa última conversa. Fico me perguntando por que não quis dividir comigo dessa vez.
E fico triste de não o ter visitado, de não ter tido tempo de te dar carinho num momento tão dificil... Ele não suportaria de ficar sofrendo muito tempo, voou pro infinito.

quarta-feira, outubro 18, 2006

A surpresa

A surpresa planejada para a família de São Paulo foi delatada pelo Ricardo encarregado de nos apanhar no aeroporto, pressionado pelo Jonas entregou o nosso plano. Jonas tem dessas coisas , quando estou ainda pensando... ele já sabe. Quando procurava o Ricardo dei de cara com a Loura sorrindo e Mariana escondida entre suas pernas. O coração disparou não sabia se ria ou me chateava, mas a felicidade falou mais alto. E fomos de Guarulhos à Vila São Francisco encantadas com a neta manhosa que é carinhosa e espalha uma ternura indescritível. Loura nos deixou no SPA Solarium , um lugar lindo e a duas quadras do apto deles. Está localizado numa área muito arborizada, tranquila, aconchegante , é uma floresta, maravilhosa! Foi apanhar Pedro e Matheus no colégio e falou que precisava apanhar uma encomenda no SPA e Pedro perguntou: é uma encomenda viva? Quando nos viram ficaram deslumbrados, e os olhos denunciaram a alegria e a emoção. Não sei descrever o meu sentimento naquela hora. À noite, Nildinha preparou um banquete para o encontro com o Jonas.
Passeamos muito e me diverti muito com a companhia do William e da Mari. Visitamos o Museu do Ipiranga , fiquei perplexa ao ver o acervo que pertencia ao Banco Santos e foi confiscado pela Polícia Federal, absurdo aquelas maravilhas pertenceram a uma só pessoa. Tomara que o inquerito continue e que as peças não corram o risco de voltar para " os donos desonestos".
A exposição da Oca no Ibirapuera é maravilhosa. Fiquei feliz de encontrar os trabalhos do Leonilson, são lindos e me emocionei lembrando o dia que a Mariana Aderaldo me contou que êle estava doente. Quadros do Luis Hermano, do Xico da Silva, a xilogravura do Raimundo da Silva e as fotos "que falam" do Tiago Santana.
Curtimos muito a feira da Benedito Calixto, a do Masp e Mariana vibrou porque conseguiu comprar uns copos de cristal da década de 40.
Encontramos Livia, a artista da família, está linda e maravilhosa, Pedro, Tutti, Santiago e o Romeu. Foram 12 dias maravilhosos. Voltei abastecida dessa convivência que Deus me presenteia todos os dias.

segunda-feira, outubro 16, 2006

sábado, outubro 14, 2006

Estamos grávidos
E agora seremos onze
Será menino?
Será menina?
Esperemos...
Será benvindo!
Seu olhar nos dará a luz
Seu sorriso nos dará ternura
Seu choro será embalado
com as mais belas
cantigas de ninar.
E os nossos corações encheram-se
de alegria.

Vamos ser avós pela quarta vez,
Mila está alegre e entusiasmada,
mas é um sono que não acaba mais.
A casa está em alvoroço como diz a Mariana.
Um beijo grande para meus amigos que passam por aqui.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Estou em São Paulo matando a saudade dos de cá, mas a internet no hotel é meio complicada. Escrevo na volta.

Saudades,