quarta-feira, abril 15, 2009

A casa do meu avô... nunca pensei que ela acabasse, tudo lá
parecia impregnado de eternidade.
Manuel Bandeira

A casa do meu avô foi diferente, continua lá: linda, acolhedora, bem cuidada,
guardiã de segredos, amores vividos, amores acabados, carinhos e muita saudade. Saudades de todos que já se foram mas são lembrados com alegria. Saudade de tudo que vivemos lá, na casa do meu avô... Tudo isso, graças ao cuidado e zelo das minhas tias Nadyege e Idelvita, que tentam de todas as maneiras conservá-la. Cada canto tem a sua história, as cadeiras na calçada que continuam embalando as conversas nas noites frias, a mesa grande e farta, o barulho dos chocalhos do gado ao amanhecer, o canto maravilhoso dos pássaros, o cheiro do café com tapioca, cuscuz, queijo assado, coalhada.

Saímos de Fortaleza na quinta-feira pela manhã. A chuva nos acompanhou durante a viagem. Asfalto molhado, o sol escondido e a vontade de chegar logo ao destino. Eramos sete, os visitantes. Na chegada, palmas, choro e muita risada. A turma de lá é bem maior. Didi, Idel, Gertrudes e Rosário (são suas "filhas", adotadas ainda crianças). A Camila que é filha do Beto e da Luiza já está morando com as tias, precisa estudar. Inteligente, educada e muito sabida para os seus sete anos. Beto toma conta da fazenda ajudado por Anchieta e Manoel, irmãos de Luiza. Anchieta é casado com Marta. Maria é a matriarca dessa família, é muito querida por todos nós. É muito engraçada e dedicada. O passeio durou três dias e pareceu dez.
Falamos das lembranças, foi uma convivência alegre, tranquila, amorosa. Stenio inquieto, contador de histórias, de amores acabados e futuros amores. José Gerardo é o retrato da paz, da tranquilidade, do bom senso, Meire Celi nos deu muitas lições de garra e coragem na luta diuturna da sua recuperação, Lulu e Hesíodo vivendo um amor cheio de ternura, de atenção, esse amor que a gente fica feliz de poder acompanhar de perto. William sempre com suas brincadeiras e é muito querido de todos. Amei o passeio, fizemos planos. Planos que poderão ou não ser realizados. Na despedida o choro foi maior... era domingo, cedinho enfrentamos a estrada de volta e novamente a chuva nos acompanhou até Fortaleza.