terça-feira, maio 09, 2006

Ultimamente tenho pensado muito na minha relação com o Jonas, filho muito amado. Este ano, pela primeira vez, chorei no dia do seu aniversário, acordei com tanta falta, saudade dos abraços sem pressa. Chorei até acalmar meu coração. Fui mal acostumada, mas com o tempo e a terapia descobri que necessitava ficar mais longe, sem precisar se falar quase que diariamente, desligar um pouco dele. Pedia orientações, falava das chateações. Diminui os telefonemas, os msns, camera, falava um pouco e dava minhas desculpas. Confesso que não foi fácil, teve uns pedacinhos de tristeza, às vezes. Percebeu e ficava com perguntas. O que está acontecendo? Está doente? Alguém te magoou? A calmaria veio devagarinho... Os filhos crescem, o tempo passa rápido demais. Nunca vão deixar de ser nossos, mais são nossos de várias maneiras, a medida que vão construindo suas histórias, vivendo seu tempo, vão deixando de ser tão nossos. Estou vivendo outra etapa da saudade, administrando a ansiedade.
Joninha, você cresceu. Mas sei que faço parte desse tempo, tempo do filho que sabe do amor farto que tem nesta casa. Nosso amor por você é sempre de terra molhada por uma chuvinha fina de todos os dias, que molha a terra com carinho, que faz o grão germinar sadio forte para que as frutas sejam saborosas e as rosas floresçam ao amanhecer.
"Há tempo de plantar"
"Há tempo de colher"
Há tempo para descobrir que o amor dos filhos é um exercício de aprendizado de releituras de esperança e crescimento.
E meu coração amolece e fortalece a cada vez que vocês telefonam no meio da tarde ou da manhã e até nas madrugadas, cada um do seu modo.
Mariana, sempre apressada, às vezes as gargalhadas. "tá tudo bem mãezinha ? e o papai? não sei que hora volto, mas se precisar telefona."
Mila, "oi mãezinha, está precisando de mim? tá tudo bem? vou chegar tal hora."
E você: "Cadê tu, mulher? Já marcou a passagem? telefonei só prá dizer que te amo."
E assim vou juntando os tantos grãos no meu paiol de sonhos e de planos.

13 Comments:

Blogger Marcelo Dutra said...

Oi Ritinha
Chega uma hora que que não é mais possível manter os filhos sob nossas asas, simplesmente porque eles cresceram e as asas ficaran pequenas. Eles são e serão eternamente nossos filhos, mas os criamos para a vida e para eles mesmos, não para nós. Suas palavras, a maneira de falar, de mostrar o amor e o afeto, nos deixa emocionados....
Abraços Marcelo

10 maio, 2006 15:25  
Anonymous Anônimo said...

Oi mãezinha,
Fiquei muito feliz e impressionado com o seu texto.Esteja sempre certa do imenso espaço que tens dentro do meu coração.É isso aí,a vida muda a cada dia. Peço a DEUS apenas um pouco de lucidez para entender e viver o tempo. Tenho chegado a conclusão que o tempo é um grande e poderoso senhor, capaz de maltratar, curar, nos deixar jovens ou velhos. Que ao mesmo tempo que nos dá pode tirar tudo o que temos. Realmente estou passando pelo que talvez se trate do maior e mais intenso momento de reflexão da minha vida, não só pelo momento profissional como pessoal... sabe as vezes me sinto com 40 anos, onde ao mesmo tempo que encontro respostas novas para as minhas velhas duvidas para novos e ainda velhos questionamentos. Na semana passada alguém me fez uma pergunta que me levou a um passado presente. Na ocasião conversava sobre a importância de termos pessoas que incondicionalmente estariam sempre ao nosso lado, aquele apoio desprovido de valor não importa que sempre lhe apoiaria. Quando nesta ocasião me referia a você. Isso realmente rem sido um grande diferencial para poder encarar a vida de frente, de lado, de toda as maneiras.
Toda esta reflexão me trouxe também mais saúde, perdi 4 quilos, estou andando todos os dias e jogando tenis sabado e domingo.
Tenho " conversado com o tempo" também sobre a necessidade de viver mais e melhor, com mais saúde. Pode preparar um mousse de maracujá que qualquer hora dessa chegarei aí para termos um papo prolongado, estou realmente precisando de ouvir aquela risada que vem de dentro do coração.
te amo
Jonas

10 maio, 2006 17:34  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo querido,
você está certo eu é que custei a entender que as asas estavam pequenas.
abraço da Ritinha

10 maio, 2006 18:01  
Anonymous Anônimo said...

tu é uma eterna apaixonada por esse povo mulhé!

=]

e filho é assim, cada um ama do seu jeitinho e você se acostuma com o tempo.

11 maio, 2006 10:12  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ritinha,

Estou aqui aproveitando este espaço pra informar nossos telefones em Salvador para contactarmos quando voce chegar por Salvador.
Residencia 71-33581648
Trabalho 71-33585510
Celular 71-99831648

Nao deixe de nos contactar

Marconi e Diva

13 maio, 2006 14:22  
Anonymous Anônimo said...

Marconi e Diva,

Estava com muita vontade de voltar nessa cidade linda .Só tive esse prazer duas vezes. William está com um problema no tornozelo, estava tentando um tratamento alternativo para evitar uma cirurgia, estes dias piorou muito sente dor na perna, dificuldade de andar,. dirigir. Perdemos o carnaval na Pipa e agora Salvador. Depois da cirurgia quem sabe.Só poderiamos usar as passagens até o fim do mês de maio ( promoção da Gol. Vou esperar outra oportunidade para conhecer vocês.
Obrigada e um abraço da Ritinha

14 maio, 2006 19:58  
Anonymous Anônimo said...

Oi Ritinha,
Ficou linda a foto do Pedrao...
Um beijo.
Te amo. Jonas

15 maio, 2006 18:26  
Anonymous Anônimo said...

Ritinha, minha querida tava c saudade de passar aqui e deixar um cheiro mas lendo esse post hj nao resisti a tentação de lhe deixar alem de mil cheiros, umas palavrinhas de amor.
Entendo agora o q talvez nao entendesse se tivesse lido em outras épocas. É difícil demais compreender que os filhos sao maiores q as nossas asas sào capazs de proteger, que a gente nao é assim tao necessaria, que a vida deles é enorme e q o tempo é pequeno demais pra atender tantas demandas, mas nem por isso o amor é menor. Ele talvez se manifeste diferente, curtido pelas experiencias que vao se acumulando. É claro q nao é simples de ver e de sentir essas diferenças. Eu mesma estou tentando entender mas, lendo esse comentario do Jonas, tao leve e ao mesmo tempo tao carregado de amor, as coisas me pareceram mais claras. É preciso entender tb os tempos q eles estao vivendo. Um abraço bem apertado. Te amo minha amiga

16 maio, 2006 00:48  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

21 julho, 2006 18:18  
Anonymous Anônimo said...

Here are some links that I believe will be interested

06 agosto, 2006 19:45  
Anonymous Anônimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

11 agosto, 2006 11:29  
Anonymous Anônimo said...

Great site loved it alot, will come back and visit again.
»

16 agosto, 2006 18:27  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

20 novembro, 2009 17:57  

Postar um comentário

<< Home