quinta-feira, março 16, 2006

A herança do Vovô

Em seu caráter forjado a ferro e fogo pela vida, combinaram-se elementos de tal pureza e grandeza como já não se encontra entre os homens. A firmeza das atitudes, com que condiz o nome que lhe foi escolhido, a franqueza das palavras, a seriedade e honestidade em cada pequena ação vieram formar a retidão de seu caráter.
Por outro lado, a memória prodigiosa, a agilidade de raciocínio e a curiosidade insaciável vieram transformá-lo em homem à frente de seu tempo, capaz de trazer o ensinamento do passado para iluminar o presente e o futuro. Ainda, o espírito brincalhão e jogador, a arte de contar piadas, repetir versos e cantigas e fazer surpresas ajudaram a temperar com humor fino o seu espírito único.
Finalmente, e principalmente para os familiares e amigos mais próximos, o sentimentalismo romântico, a generosidade e a capacidade de expressar sinceramente as emoções, externando amor e carinho da forma mais delicada vieram trazer o toque de amor que dá o verdadeiro sentido à existência das pessoas. Foi um homem sempre apaixonado pela esposa. O amor dos dois, redobrando-se em cuidado, dedicação e companheirismo nos últimos anos, enterneceria os mais áridos corações, fazendo crer no amor como forma de sobrevivência às intempéries do destino.
Se o molde do seu caráter perdeu-se nas curvas do tempo, guardamos dele as profundas marcas e a referência certa de uma pessoa justa e boa que soube em sua existência construir um sólido patrimônio de amor e confiança. Em ninguém o Seu Firmino deixou uma impressão pálida. Todos aqueles que o conheceram guardam dele a impressão forte de um homem íntegro. Os seus familiares carregam a lembrança deste caráter firminiano como a mais preciosa herança que alguém poderia transmitir aos seus. Seremos eternamente gratos pelos ensinamentos passados na rica convivência de tantos anos, pelo amor cultivado com tantos cuidados e pelo entendimento de que é possível viver plenamente uma vida sem arranhões no caráter lapidado com o fino cinzel da sabedoria pela inspiração do amor.
sua neta
Marisa Mamede

Meu tio querido,
Hoje você completaria ou completa 90 anos. Existe uma grande ciranda lembrando de você com uma saudede imensa, vou abraçar minha tia com carinho como se estivesse também te abraçando.

3 Comments:

Blogger Marcelo Dutra said...

Oi Ritinha
Poucas vezes vi uma pessoa ser tão bem retratada. A leitura deste texto maravilhoso, além de proporcionar prazer, é revelador quanto à personalidade do Sr. Firmino. Homens assim praticamente não mais existem.
Você e Marisa Mamede estão de parabéns pela generosa hereança e pelo primor do texto
Abraços...Marcelo

16 março, 2006 15:26  
Anonymous Anônimo said...

Hi! Just want to say what a nice site. Bye, see you soon.
»

10 agosto, 2006 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

15 agosto, 2006 21:48  

Postar um comentário

<< Home