segunda-feira, outubro 01, 2007

Estou com muitos afazeres e não tenho tido muito tempo para escrever. Lucas está ficando o dia conosco, Mila voltou a trabalhar no dia 21 de agosto. Aninha é uma babá maravilhosa, adulta nos seus 21 anos, e alegre como são as crianças felizes. Não tinha experiência com bebê e para a nossa tranqüilidade, Mila e Felipe concordaram com o nosso pedido. Cedinho ele chega com Aninha, sempre sorrindo, já está quase sentando sozinho, ensaia os primeiros movimentos para engatinhar, conversa no seu dialeto que tentamos adivinhar, não aceita com prazer a mamadeira, não chupa bico, mas come de colher como gente grande. Enche a casa, nunca chora, presta atenção a tudo. Dorme pouco e são tantos braços para ele . Mari está deslumbrada com o afilhado, vovô William quase não quer sair de casa. Faço questão de banhá-lo, mas prefere dormir embalado pela Aninha, pouco tenho cantado minhas cantigas de ninar. Lucas traz uma luz para essa casa que a cada dia fica mais "clara", iluminando os caminhos das nossas vidas. Se não fora a saudade da família de São Paulo, seria tudo perfeito.
Mamãe está conosco desde o dia 19 , faz uma festa com o Lucas e é muito bom conviver com ela. Calma, tranquila e carinhosa. Sempre conta suas histórias e suas viagens.
Voltei a pintar minhas cerâmicas, quando estou mais folgada fico o dia todo no meu atelier improvisado, tenho também me lembrado muito do Raul, das suas aulas, das suas risadas. Estou com algumas encomendas. Criei um painel de casinhas que vão ficar lindos. Engraçado... há tempos que faço essa atividade como lazer, vendi pouquíssimas peças, umas dez talvez, mas tem muitas espalhadas por aí, em Guaramiranga nas casas do Pedro Henrique e da Sandra, e do Junior e da Andrea, em Tauá na casa do vovô, na Taíba na casa da Juci, na casa da Mari em Plaistow, no Sabiaguaba na casa do Louro, em Juazeiro na casa da Stelinha, na Alecrim Comunicação, na casa da Rosa, da Dayse, do Hesíodo, no buffet do Henrique e da Eveline, no Morro Branco na casa da Wal, na casa da Ângela e do Clóvis, na casa da Meire Celi. Vou começar também as peças para a casa da Mariana, que valoriza muito as coisas feitas pela mãe.
O mês de setembro chegou repleto de festas de gente querida. No dia primeiro voltamos de Tauá, onde tivemos um fim de semana maravilhoso. Didi me presenteou com uma escrivaninha que havia sido do meu pai. Nunca tinha sabido da existência dela. Era usada por ele quando tinha uma sala na Prefeitura, onde lia crônicas na amplificadora. Depois que papai morreu, foi usada pelo vovô no armazém. Estava guardada nos fundos da loja. Mandei restaurar pelo seu Lino, e a coloquei na sala. Está lindo! Arrumei as gavetas, gavetas que foram usadas pelo meu pai e pelo meu avô. É uma sensação maravilhosa, não sei explicar direito. Sinto como uma continuação, uma ligação, um pertencer, nem sei explicar.
No dia cinco, Reginaldo comemorou os seus cinqüenta anos, muito bem vividos por sinal. O Regi é uma pessoa que espalha alegria por onde passa. Trabalhou com William na Fazenda durante anos... era um "bon vivant" de mão cheia, fizemos muitas "farras" juntos. Até que, na Copa do Brasil em 1994, em um animado jogo na casa do Zequinha e da Susan, resolvemos de comum acordo com o amigo Carlão, apresentar Regi a nossa querida amiga Lúcia Forte. Regi precisava se "aketar" e Lúcia merecia um partidão. Hoje estão com doze anos de casados, o João Neto completou dez anos, e são muito, muito felizes. Merecia mesmo uma grande festa no seu aniversário. No dia sete, foi Mila e Marta nossa amiga que apagaram a velinha, a festa da Mila foi só com a família. No sábado oito, foi a vez do Henrique, afilhado, que comemorou no Eusébio com muitos amigos e foi ótimo. Até o Lucas nos acompanhou. O dia completou com uma surpresa maravilhosa, Jonas chegou sem avisar, é a sétima vez que vem esse ano, e nos deixa cheios de amor e energia nas poucas horas que se transformam em infinitas. No dia 12, foi a vez do Pedro Henrique, que fugiu para Redonda e ainda não o encontramos, resolveu com Sandra passear no litoral. Nesse mês de férias, já esteve nas Flexeiras, na Lagoinha, no Icaraí da Amontada, na praia da Baleia e terminou em Guaramiranga, isso é um aniversário arretado. No dia 15, foi o casamento da Mariana Forte e do Rômulo. A Mariana é uma das marianas da minha vida. Estudou com a Mila, desde o maternal, a paixão começou nesse tempo, e daí até hoje esse amor só faz crescer. Tenho muita admiração por ela, é forte no nome, é meiga, é terna, é segura, sempre soube o que queria. Somos "tia" e "sobrinha" e somos na verdade muito amigas. O casamento foi lindíssimo, do jeito que ela é. Nos fez uma surpresa na festa, que nos deu uma felicidade muito grande. No dia 18 foi o aniversário da Jocélia, do Pedro Guerra, e do Ivan, o afilhado. Comemoramos com a Jocélia no dia 19. Mila a cada mês do Lucas canta parabéns no dia 21, cantamos também parabéns para a Dayse, que fugiu mas rezamos para ela. Sábado, 22, foi a Sileda, que ofereceu um café da manhã para as amigas na comemoração dos cinqüenta. Foi muito animado e teve até desfile de moda. Para fechar setembro com chave de ouro, no dia 28 foi a noite em Buenos Aires, festa da Mariana Aderaldo, também agradecendo a Deus pelos cinqüenta. A Raquel organizou tudo, perfeito. As fantasias, a decoração, os dançarinos, a música. Ela estava radiante. E todas as amigas curtiram muito a festa. A Mariana é outra das minhas marianas, ela foi a primeira mariana que amei, a conheci namorando com o Henrique seu marido, adolescente ainda, quando fiz vestibular. Fez Serviço Social, e trabalhamos juntas na Febemce durante anos. É também, meiga, terna, verdadeira, corajosa , solidária. Aprendi muito com ela, é exemplo para muita gente. Há alguns anos escolheu trabalhar no Hospital São José, onde constrói uma história de solidariedade e respeito aos que sofrem. É mãe da Raquel, do Matheus e da Lia.
No sábado, 29, foi Andrea, quarenta anos, com rosto de 20. Andrea é casada com o Viana, amigo da Margarete desde pequeno. Alto astral, linda a festa. Tudo preparado com muito carinho do maridão e dos filhos

Prometo não abandonar mais o blog por tanto tempo.
O diabo é que eu prometo e não cumpro.

Beijos,

3 Comments:

Blogger Marcelo Dutra said...

Oi Ritinha
É uma sequência de festas que só de ler a gente fica cansado. Mas parece que são todas maravilhosas e consolidam a união da família e dos amigos. Quanto ao blog não se precupe em prometrer nada. Escreva quando quiser e quando puder que está ótimo. E a gente fica esperando as belas surpresas que são seus textos.
Eu queria tanto um móvel antigo da família, mas parece que não sobrou nada.Pena!!!
Abraços...Marcelo

01 outubro, 2007 19:23  
Anonymous Anônimo said...

..mas Marcelo, vc. não acha que ela daria uma excelente cronista social?!....eu acho.

06 outubro, 2007 20:46  
Blogger Memórias said...

Marcelo,
sou mãe de três filhos, avó de quatro netos, assistente social, voluntária da APAE, voluntária da Toca de Assis, artista plástica, faço caminhada, hidroginástica. Passo a manhã às voltas com meu mais novo presente - Lucas. E agora ainda virei quase cerimonialista organizando o casamento da Mariana. Ainda bem, que o marido maravilhoso me dá uma assessoria eficiente, e aí você acha que preciso ser colunista social?
beijo da Ritoca

07 outubro, 2007 18:59  

Postar um comentário

<< Home