terça-feira, julho 17, 2007

Era o ano de 1895 , Maria tinha 14 anos, era uma linda menina e residia com seus pais em uma pequena cidade da Paraiba. Manuel a encontrou e ficou apaixonado pela sua beleza. Diz a história que se encontraram poucas vezes antes do casamento. A foto original da carta em que Maria foi pedida em casamento por Manuel , aí está,
presente que ganhei das tias, Idel e Baby. Tem 112 anos esse papel amarelado pelo tempo e guardião de uma história de paixão. Depois de alguns anos,Maria recebeu o nome de Mãe Baum e Manuel, o nome de Paum, ganharam esses nomes do seu primeiro neto, tio Joãozinho. Maria é a mãe da Lala segunda esposa do meu avô João Firmino. Mãe Baum, morreu com 99 anos em Tauá no ano de 1980.

" Minha Amavel e Ds.
Primeiro q tudo minhas sinceras e cordiaes saudações a VSa. com a exma fama. com o respeito saudo. minha quirida o fim desta cartinha é mandar-lhe perguntar se VSa. quer cazar com migo, então espero em VSa. não ser debalde o q lhe envio. mande-me a resposta com brevidade. No maes acceite minhas lças e um coração repleto de saudades, e um aperto de mão firme, de seu amante inisquiscivel, respeitador e cro.
Manuel Ferreira "

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não é à toa que seu blog se chama memórias, curto também muito essas coisas que traduzem sentimentos eternos, e um momento histórico de nossas vidas, pena que parte das pessoas não valorizem o passado e as memórias.

18 julho, 2007 09:55  
Blogger Marcelo Dutra said...

Oi Ritinha
Estou de volta após um período de recesso. Essa carta tem um valor inestimável. Quem me dera pedesse ter algo assim da minha família. O documento mais antigo que consegui foi a certidâo de batismo do meu avô, datada de 1889. Li todos os seus blogs anteriores e adorei cada um deles.
Mil abraços...marcelo

23 julho, 2007 17:43  
Blogger marcia said...

ritinha querida...
saudade de vc, de passar por aqui. to de quarentena com esse trabalho e muito tensa com a proximidade do fim do prazo e da pouca possibilidade de concluir a tarefa. nao vou desistir mas ta mto dificil conseguir!
hj me atualizei lendo seu blog e me alimentei das suas memórias antigas e recentes e da sua alegria. essa carta é demais. imagine o efeito das suas daqui a 1oo anos hein?definitivamente bons momentos precisam ser registrados e compartilhados. sao um balsamo pra alma e pro coração.
segunda volto ao trabalho sem a minima vontade de faze-lo. gostei muito de ficar em casa, estudando e participando mais da vida doméstica, com mais tempo pras conversas, enfim acho que fez muito bem pra saude da familia. com essa percepção e observando a sua experiencia, só tenho vontade de repensar a vida. pois é, vc me faz bem mesmo sem saber.
ahhh e vamos pra trilha do cocó??
te ligo pra gente marcar.
abraço beeeeem grande. la dutra

27 julho, 2007 09:20  

Postar um comentário

<< Home