sexta-feira, janeiro 02, 2009

ANO NOVO

2009 já é... e preciso acreditar que será melhor do que 2008. Vivemos um tempo difícil, tentei não falar mas é melhor falar, escrever, não vou escrever e deixar guardado nas gavetas, este espaço é mesmo prá isso. William teve vários problemas de saúde em 2008, um deles no coração. Seu quarto cateterismo apresentou mais uma artéria com problema, está com 80% de obstrução. O médico que o atendeu em São Paulo é considerado uma autoridade em coronárias calcificadas. A consulta foi minuciosa, demorada e todos os exames foram cuidadosamente examinados, elogiou muito o Dr Carlos Roberto, concordou com o tratamento clinico.Terminou a consulta e deu a sentença(?) " o que posso te dizer, não pode colocar ponte de safena, colocar stend nem falar, um stend nessa artéria séria um desastre, feche a boca, faça caminhadas para ter um parâmetro a hora que passar mal, viva todos os momentos. o senhor pode reenfartar a qualquer hora". Foi duro demais para nós dois ouvir isso, assustador. É a vida cada médico tem a sua conduta. Claro que já sabíamos que não tem indicação de safena e de stend, mas nunca tinhamos ouvido uma sentença tão categorica e fria. Saímos do consultório mudos, uma vontade imensa de sentar no chão e chorar, chorar muito, muito. Em São Paulo ele conseguiu disfarçar um pouco, tem as crianças, os passeios, as brincadeiras. Quando voltamos ficou péssimo, Carlos Roberto já nos atendeu duas vezes, conversou muito, com um carinho, um cuidado, não podia negar o que o outro falou, mas tem a sua maneira de colocar, de enxergar o outro. Ele já cuida dele há sete anos e o conhece muito. Está com recomendação de não fazer esforço físico, orientou para que fizessemos passeios nos fins de semana, evitar estresse, VIVER. Nos últimos dias tem melhorado, fomos ao passeio da comemoração dos quarenta que foi maravilhoso. as vezes esquece ,outras fica triste demais. Somos uma família muita amorosa, muito amiga graças a Deus e isso permite que um vá segurando o outr0. Pedro e Matheus já entendem e ficam perguntando, preocupados. Mesmo assim vivemos grandes momentos de felicidade e continuaremos lutando por isso.
Fomos passar o Ano Novo no aterro da Praia de Iracema, Pedro Henrique e Sandra organizaram uma turma alegre e animada.
Feliz Ano Novo para vocês que passam por aqui, muita PAZ e SAÚDE!

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Ritinha
Estive em Fortaleza no período do Natal, mas os compromissos foram tantos que terminou não dando prá promover um encontro com vocês. Teve as bodas de Jade dos meus pais, o casamento de um sobrinho e logo depois fomos passar dois dias em um hotel na Praia das Fontes, com toda a família. Foi tudo maravilhoso.
Já vi pelo blog que vocês também tiveram um fim de ano bem movimentado.
Desejo um 2009 cheio de saúde, paz e harmonia, prá você, pro William e para os outros familiares.
Um grande abraço...Marcelo

03 janeiro, 2009 18:24  
Anonymous Anônimo said...

rita querida,
acabei de viver uma situação difícil. ele com 98% de obstrução num coração de 85 anos e um risco sem medidas. mas a "sentença", dita nas palavras ásperas e duras do medico, se desfez e a esperança venceu o medo. agradeço a deus todos os dias.
o milagre da vida é esse, é a vida assim, vivida com a alegria dele (zé), que voces tao bem sabem viver.amor muito e vida longa e boa pro ze, pra vc e pra familia inteira. no mais é espantar o medo, se encher de otimismo, esperança, e cuidados é claro. te amo muito. bjo
marcia

24 janeiro, 2009 11:28  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Rita! Estava aqui tão chateada, eu também tive que implantar 4 pontes de safena aos 41 anos, sei bem o que vocês estão passando.Bem estou tentando levar a vida, apesar da depressão. Fiquei mto emocionada com seu depoimento, é mto bom em todos os momentos da vida ter alguém com quem possamos dividir alegrias e sofrimentos.Desejo tudo de bom,que Deus dê força a vocês para continuarem por esta caminhada. Nely,Bjos

03 maio, 2009 18:23  

Postar um comentário

<< Home