domingo, dezembro 28, 2008

Feliz Natal

Nossa festa de Natal foi na casa da Elvira e do Rui. A família mineira estava toda reunida, a brincadeira da troca de presentes foi muito animada. Lamentei não ter atendido o convite da prima Susan, só consegui sair da Elvira as duas e meia da matina. Antes passamos na casa da Margarete e do Samuel, estava também muito animada. Senti falta de uma celebração cristã nesse dia do nascimento de Jesus.
Durante anos passávamos a noite de Natal na casa do Coronel, era uma maravilha, depois da chegada dos netos fomos ficando em casa. Jonas sempre ficava dividido, a meia noite corria da casa da Nildinha para ficar com a gente e isso me chateava e há dois anos resolvi suspender a festa. Mas estou pretendendo voltar e fazer mesmo o encontro aqui em casa.
Durante anos ficava preocupada em " comprar" muitos presentes, tinha vontade de presentear todo mundo, família e amigos, perdia tempo, me estressava, as vezes gastava mais do que devia. Em 88 resolvemos fazer um Natal diferente. Fomos eu e William distribuir presentes no Lar Torres de Melo, exatamente no dia 24 a tardinha. Saímos de lá tristes e com o coração apertado. No Natal seguinte nosso amigo irmão Campos Filho, estava vivendo seu último Natal estávamos num tempo de muita dor e resolvemos distribuir sanduíches para crianças e pessoas na rua. Fomos todos nós. Jonas e Mila já entendiam, mas a Mari tão pequenina, não entendeu direito aquela Noite de Natal. Começamos pelo Instituto Cristo Rei, internato de crianças abandonadas localizado na Bezerra de Meneses, cuja diretora era a D. Gercila. Grande mulher, nunca mais ouvi falar dela. A segunda visita foi numa casa na 24 de maio, eram jovens e alguns drogados, foi muito triste. Em seguida fomos para a Catedral, nesse tempo a violência não nos amedrontava e tinha alguns pedintes esperando aqueles que iam assistir a Missa do Galo. Terminamos na Beira Mar. Distribuímos 1000 sanduíches terminamos todos tristes. Chegamos a conclusão que não era justo colocar os meninos de frente com uma realidade tão cruel ainda eram muito jovens.
O grupo "das meninas", que este ano completou 24 anos, sempre foi mais solidário a cada ano escolhemos uma Instituição. Nos últimos anos tem sido sempre a Toca de Assis. O grupo do Consórcio é mais egoísta, tentei muito, mas desisti. Não abrem mão dos presentes. Mas sei que algumas delas já colaboram o ano inteiro. Venho lutando contra esse consumismo há quatro anos e tenho conseguido algumas melhoras. Transformo os presentes em cestas básicas e é muito mais gratificante. Jonas também acompanha e faz sua parte. No ano passado exagerei e até Pedro e Matheus perderam os seus presentes. A exceção das atendentes dos nossos médicos, das pessoas que trabalham com a gente, os porteiros do prédio...

1 Comments:

Blogger Luana Cavalcanti said...

comentários para as fotos abaixo: ô família linda!

28 dezembro, 2008 18:15  

Postar um comentário

<< Home